Técnicas do Jiu-Jitsu Brasileiro e sua aplicação nas lutas modernas

Técnicas do Jiu-Jitsu Brasileiro e sua aplicação nas lutas modernas 

Há um grande número de diferentes artes marciais no mundo, cada uma das quais com uma longa história de desenvolvimento. Nesse aspecto, o jiu-jitsu não foge à regra. No Brasil, a disciplina goza de merecida popularidade. Muitos escolhem esta arte marcial em particular, pois nela a vontade de vencer é de grande importância. A técnica do jiu-jitsu brasileiro tem características próprias como: especial atenção ao confronto no terreno, bem como à finalização. Para muitos, a arte marcial se torna, eventualmente, não apenas um esporte, mas uma filosofia de vida completa. 

História E Desenvolvimento Do Jiu-Jitsu Brasileiro

Traduzido, o nome do esporte significa “arte suave de combate”. O Jiu-jitsu tem origem no Japão medieval. A técnica foi desenvolvida como ferramenta de defesa, isso levou ao fato de que, nos esportes de hoje, prevalecem mecanismos de influência sobre um oponente, em vez da força física bruta. Você pode apostar nas artes marciais mais famosas com a ajuda do Major sport, através de seu site oficial ou aplicativo mobile. O site oferece uma ampla gama de eventos na linha e abre a oportunidade de apostas durante a partida. As principais cotações permitem que você ganhe mais graças à sua própria capacidade de avaliar o resultado da batalha.
No Brasil, esse esporte surgiu no século XX. O desenvolvimento do jiu-jitsu começou graças à chegada do mestre Mitsue Maeda, que abriu em Balen do Pará a primeira escola dessa arte marcial do país. Seu primeiro aluno foi Carlos Gracie. 

Movimentos E Técnicas Básicas No Tatame 

Como observado, a escola brasileira se concentra mais no combate terrestre, portanto, a tarefa dos atletas é transferir rapidamente a luta para o plano horizontal. A escola brasileira ensina aos atletas a arte de subjugar o adversário. Como tal se formou uma certa filosofia, que continua relevante fora do tatame:

  • Forte espírito de luta. A escola brasileira ensina que um praticante mais fraco tem meios suficientes para derrotar um oponente forte mantendo o autocontrole.
  • Autoconhecimento. O Jiu-jitsu, assim como sua versão brasileira, é um caminho de autodescoberta. Cada novo treino e lançamento leva o atleta a ampliar seus próprios limites, tanto físicos quanto psicológicos.
  • O caminho para o autoaperfeiçoamento. Os alunos devem melhorar continuamente as suas competências, por isso a consistência é a chave para dominar a arte antiga.
  • Persistência. Para se tornar um mestre, o atleta precisa percorrer um longo caminho. Um lutador não deve apenas aprender detalhadamente técnicas complexas, mas também compreender a importância da perseverança e da perseverança por meio da experiência pessoal. 

Os mestres brasileiros recomendam o uso das habilidades do jiu-jitsu exclusivamente para fins de autodefesa. O objetivo do atleta é colocar o adversário no chão e controlá-lo completamente, privando-o da vontade de resistir ainda mais. Esta habilidade inestimável continua sendo extremamente importante em situações onde você não pode confiar apenas na força bruta. 

A Influência Do Jiu-Jitsu Nas Competições Internacionais 

A influência da escola brasileira no mundo se revelou muito perceptível. O primeiro aluno de Maeda, Carlos Gracie, tornou-se o fundador de toda uma família de lutadores famosos. Ele foi o primeiro a estudar arte e trouxe seus irmãos para a escola de Maeda. O irmão mais novo de Elio teve muita dificuldade em aprender o estilo difícil ensinado por Maeda devido ao seu físico frágil, por isso, desenvolveu sua própria versão adaptada do jiu-jitsu, que exige menos da condição física do aluno. 

Os irmãos Gracie deixaram um enorme legado no mundo das artes marciais. Todos eles atuaram ao mesmo tempo no âmbito do MMA, conquistando diversos títulos, além de demonstrarem o sucesso do jiu-jitsu brasileiro no âmbito do esporte internacional. O membro mais famoso da família foi Rorio Gracie, que se tornou um dos primeiros campeões do UFC e também promoveu ativamente o envolvimento de lutadores brasileiros nas artes marciais mistas. Foi ele quem abriu a escola brasileira de jiu-jitsu ao grande público, tornando-a popular fora do país. 

Mestres Famosos E Suas Contribuições Para A Arte 

O mestre Mitsuyo Maeda, também conhecido como Kondo Koma, teve enorme influência no desenvolvimento da disciplina no Brasil. Foi ele quem trouxe ao país as técnicas corretas de ensino e também educou a primeira geração de alunos, que demonstraram então o enorme potencial da escola brasileira no cenário internacional. Maeda se interessou por artes marciais desde cedo, além do jiu-jitsu, conseguiu sucesso no judô, e também se envolveu ativamente no sumô na escola. Seu mestre e mentor foi Jigoro Kano, famoso professor de jiu-jitsu no Japão. Em sua prática, Maeda foca na luta de chão, e também utiliza algumas práticas de judô que se enquadram perfeitamente no estilo brasileiro de jiu-jitsu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *