Dez Dicas Para Causar Uma Boa Primeira Impressão

Dez Dicas Para Causar Uma Boa Primeira Impressão 

A primeira impressão é sempre a mais importante porque define a imagem inicial que as outras pessoas têm de si. Funcionam como uma espécie de filtro para futuras interações, o que as tornam muito difíceis de mudar. Logo, o ideal é criar boa impressão desde o primeiro contacto.

Aqui estão nove dicas que o ajudarão a causar uma boa impressão em qualquer situação, quer esteja à procura da sua cara-metade num site de relacionamento, a fazer novos amigos, ou em busca de emprego. Conheça-as! 

 

Mantenha O Contacto Visual

O contacto visual é visto pelos outros como uma forma de honestidade e respeito. Manter o contacto visual durante uma conversa mostra que está a prestar atenção e a ouvir o que estão a dizer. No entanto, deve evitar o contacto visual em demasia, pois pode fazer com que a pessoa com quem está a falar se sinta intimidada. Alguns especialistas defendem que se deve manter o contacto visual durante 60% do tempo.

 

Seja Comunicativo

A comunicação é a chave de uma boa primeira impressão, mas não se resume apenas a falar, como também a ouvir. Ouvir os outros é um sinal de atenção e empatia. Em média, deve-se falar apenas um terço do que ouve. Caso sinta que está a falar demasiado, faça uma pausa e passe a palavra ao próximo. 

 

Mostre Empatia E Sorria 

A empatia é uma das melhores formas de se conectar com as outras pessoas. A partilha mútua e a preocupação com o bem-estar de alguém que acaba de conhecer ajuda a criar ligações emocionais fortes. Porém, nem todas as pessoas são igualmente empáticas. Um dos exercícios mais recomendados para o desenvolvimento da compaixão e empatia é a meditação.

Outra forma de mostrar empatia é através do sorriso. Sorrir para as outras pessoas dá uma sensação de sinceridade e confiança, sendo um dos aspetos mais importantes para causar uma boa impressão. 

 

Esteja Confiante E Preparado 

Na maioria das vezes, as pessoas mais confiantes causam uma melhor primeira impressão. No entanto, evite parecer demasiado confiante, pois a confiança excessiva pode ser vista como uma atitude rude
É igualmente importante estar preparado para o contexto social no qual está inserido. Isto inclui estar vestido para a ocasião ou procurar saber mais sobre a pessoa com quem irá conversar. 

 

Tenha Em Conta A Linguagem Corporal

Apesar de estar mais ligada ao subconsciente, a linguagem corporal é fulcral quando pretendemos causar uma boa impressão. O seu objetivo deverá ser transmitir uma postura descontraída e amigável, independentemente do contexto.
Evite fechar os braços, cerrar os punhos, tocar na sua cara muito frequentemente ou pestanejar demasiado. Estes comportamentos podem fazer com o que os outros o vejam como uma pessoa agressiva ou desonesta. 

 

Escolha As Palavras Corretas 

Uma das melhores formas de causar uma boa impressão é utilizar vocabulário simples, amigável e positivo. Isto faz com que a pessoa com quem está a conversar se sinta mais descontraída e confortável. Vá direto ao assunto mas seja flexível e mostre-se sempre disponível para ouvir. 

 

Prepare Linhas De Discurso 

Saber mais sobre os gostos e passatempos das pessoas com quem se vai reunir ajuda a transmitir a ideia de que é uma pessoa sociável e inteligente. Da mesma forma que se prepara para uma entrevista de emprego, deve perder algum tempo a determinar potenciais linhas de discurso que poderão surgir durante a sua conversa. Por exemplo, se a pessoa com quem se vai encontrar é fã de cerveja, porque não falar sobre como fazer a sua própria cerveja em casa

 

Jogue Com Os Seus Pontos Fortes 

Utilizar as suas valências a seu favor é sempre uma excelente maneira de reforçar a ideia que os outros têm de si. Uma boa forma de conhecer os seus pontos fortes é pedir aos seus amigos e colegas que os indiquem. Desta forma, saberá exatamente que traços deve desenvolver e transmitir na sua conversação.

 

Guarde O Seu Telemóvel

Não há nada pior do que falar com alguém que está sempre no seu telemóvel ou outro aparelho eletrónico. Mostre a sua atenção e disponibilidade ao guardar o seu telemóvel e colocá-lo no modo silencioso. Esta dica é especialmente importante para encontros amorosos e entrevistas de emprego. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *